O que é LER? ( lesão por esforço repetitivo)

O que é lesão por esforço repetitivo (LER)?

Lesão por esforço repetitivo ou, simplesmente, LER, afeta ossos, músculos e tendões, devido à realização de movimentos repetidos diversas vezes seguidas.
Por exemplo, escrever à mão ou digitar, tocar piano, cozinhar e fazer trabalhos manuais e artesanais podem causar lesões por esforço repetitivo, por isso, é comum que a LER esteja relacionada ao trabalho praticado pelo paciente.
Assim, a lesão por esforço repetitivo é caracterizada como sendo um Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT), ou seja, trata-se de uma doença ocupacional.

Quais são os tipos de lesão por esforço repetitivo?

Existem diferentes tipos de doenças que se classificam como lesões por esforço repetitivo.
É o caso, por exemplo, da tendinite, uma inflamação que afeta o tendão, e da bursite, uma inflamação que afeta as bursas, tecidos que amortecem o contato entre os músculos e os ossos.
Sinovites (inflamação da membrana sinovial), tenossinovite  (inflamação das bordas dos tendões), lumbago (dores na coluna lombar), síndrome de túnel do carpo (compressão de nervos na palma da mão) e mialgias (dores musculares) são outros exemplos de doenças que podem ser classificadas como lesões por esforço repetitivo.
Por fim, fraturas e fissuras ósseas também podem acontecer como consequência de lesão por esforço repetitivo.

Como é o tratamento da lesão por esforço repetitivo?

O tratamento da lesão por esforço repetitivo pode envolver o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, além da realização de tratamentos de reabilitação corporal, como a fisioterapia.
Alguns casos de lesão por esforço repetitivo podem evoluir gravemente  e o paciente pode ter que, por exemplo, passar por procedimentos cirúrgicos para tratar sua condição (comum em casos de síndrome do túnel do carpo) ou ficar por longos períodos afastado de seu trabalho, para que possa se recuperar mais rapidamente.
De modo geral, o melhor tratamento para a lesão por esforço repetitivo é prevenir que ela aconteça.
Isso pode ser feito adotando medidas como:

• alongar bem os braços, pulsos e punhos antes de realizar atividades manuais como digitação;
          • manter sempre uma postura adequada, com a coluna ereta e os pés bem apoiados no chão;
          • lembrar de fazer pequenas pausas ao longo do dia, trocando de posição, se levantando e caminhando de tempos em tempos;
          • adotar medidas ergonômicas que auxiliam o corpo a ficar na posição correta para evitar alterações de longo prazo nas características fisiológicas.