Artrose no joelho

A artrose no joelho é das patologias que mais frequentemente afeta esta articulação. Resulta de um processo degenerativo por desgaste na cartilagem do joelho que ocorre naturalmente com o aumentar da idade, ou secundariamente devido a excesso de peso, desvio no eixo do joelho ou traumatismo com fratura ou lesão de ligamentos cruzados.
A artrose de joelho é, para além de um problema no joelho, um problema de saúde e bem-estar geral, devido à grande repercussão na falta de mobilidade e funcionalidade que o doente padece.
Os termos osteoartrose do joelho ou gonartrose são ambos sinónimos e referem-se ao desgaste da cartilagem do joelho. Contudo, de uma forma geral, o termo mais utilizado é simplesmente artrose.
A gonartrose pode afetar apenas um, ou então, ambos os joelhos (gonartrose bilateral).

• Dor no joelho após esforços que melhora com o repouso;
        • Rigidez ao se levantar da cama de manhã ou após longos períodos de repouso que melhora após 30 minutos;
        • Presença de estalos ao movimento ou “crepitações”
        • Inchaço e calor geralmente na fase inflamatória
        • Sensação de aumento de tamanho do joelho devido ao crescimento dos ossos ao redor do joelho

TRATAMENTO

A fisioterapia para artrose no joelho deve ser realizada preferencialmente todos os dias, nos momentos de maior dor. O fisioterapeuta deverá avaliar a articulação e traçar o melhor tratamento, respeitando as limitações do indivíduo. Nas sessões pode-se utilizar aparelhos anti-inflamatórios, exercícios de alongamento muscular e fortalecimento.

Cada Utente é unico e seu tratamento é elaborado para a sua necessidade do momento.