A tenossinovite é a inflamação de um tendão e do tecido que recobre um grupo de tendões, chamada bainha tendinosa, o que gera sintomas como dor local e sensação de fraqueza muscular na área afetada. Alguns dos tipos de tenossinovite mais comuns incluem a tendinite de De Quervain e a Sindrome do Túnel do carpo.
Geralmente, a tenossinovite é mais frequente após uma lesão junto do tendão e, por isso, é uma lesão relativamente comum em atletas ou pessoas que fazem muitos movimentos repetitivos, mas também pode acontecer por infecções ou por complicação de outras doenças degenerativas, como a diabetes, a artrite reumatoide ou gota.
Dependendo da causa, a tenossinovite tem cura e, quase sempre, é possível aliviar os sintomas com o tratamento adequado de fisioterapia, que pode incluir remédios anti-inflamatórios ou corticoides, por exemplo, sempre orientados por um médico.
Principais sintomas
Os sintomas mais comuns de uma tenossinovite podem incluir:
-
-
-
- Dificuldade para movimentar uma articulação;
- Dor em um tendão;
- Vermelhidão na pele sobre o tendão afetado;
- Falta de força muscular.
-
-
Estes sintomas podem ir surgindo lentamente ao longo do tempo e, normalmente surgem em locais nos quais os tendões estão mais susceptíveis a lesões como mãos, pés ou punhos. No entanto, a tenossinovite pode se desenvolver em qualquer tendão do corpo, incluindo os tendões da região do ombro, do joelho ou do cotovelo.
Diagnóstico.
Na maioria dos casos, a tenossinovite pode ser diagnosticada pelo médico apenas com a avaliação do sintomas apresentados, no entanto, o médico também pode pedir outros exames como ultrassom ou ressonância magnética
Tratamento.
O tratamento para tenossinovite deve ser sempre orientado por um médico ou fisioterapeuta, mas normalmente tem por objetivo reduzir a inflamação e a dor. Para isso, é aconselhado manter o local afetado em repouso sempre que possível, evitando as atividades que possam ter causado a lesão inicial.
Além disso, o médico pode ainda receitar o uso de anti-inflamatórios, como Diclofenaco ou Ibuprofeno, para reduzir o inchaço e a dor. No entanto, outras estratégias mais naturais, como massagem, alongamentos e uso de ultrassom também podem melhorar a inflamação do tendão.
A fisioterapia está indicada para todos os casos de tenossinovite, mesmo depois que os sintomas tenham melhorado, pois ajuda a alongar os tendões e fortalecer os músculos, garantindo que o problema não volta a surgir.