Fisioterapia na Doença de Parkinson

O que é doença de Parkinson?

Essa é uma doença neurológica degenerativa que acomete os movimentos da pessoa, porém outros sintomas também ocorrem. Ela apresenta variações em cada paciente mas, em grande parte dos casos, progride lentamente. Apesar de não ter uma causa totalmente definida, acontece pelo desgaste de uma região do cérebro responsável pela produção de dopamina, que tem a função importante de coordenação dos movimentos do corpo. A falta ou a diminuição de dopamina provocam sintomas como tremores, lentidão dos movimentos, rigidez excessiva da musculatura, alterações no caminhar e na postura, por exemplo. A seguir, trazemos uma lista dos principais sintomas.

O Sintomas da doença de Parkinson?

Os sintomas mais comuns que afetam a pessoa com doença de Parkinson são:
  • aumento gradual dos tremores;
  • postura inclinada para frente;
  • lentidão de movimentos;
  • caminhar arrastando os pés;
  • depressão;
  • distúrbios do sono, respiratórios e urinários.
  • tremor nos dedos ou nas mãos,
  • tremor no queixo, cabeça ou pés.
  • rigidez muscular;
  • distúrbios da fala,
  • dificuldade para engolir;
  • dores.

Benefícios da fisioterapia na Doença de Parkinson

“Os benefícios da fisioterapia no tratamento da Doença de Parkinson”, haja vista, na atualidade vivenciar a fisioterapia atundo em conjunto com
A fisioterapia no tratamento da Doença de Parkinson é identificar as características da doença, bem como, reconhecer as melhores técnicas fisioterapêuticas para estar sendo utilizada na Doença de Parkinson
Fisioterapeuta avalia diferentes estágios da doença, com técnicas de fortalecimento muscular para manutenção da mobilidade, exercícios de alongamento, mobilização, movimentação, respeitando os estágios vividos por cada paciente.